quarta-feira, 27 de março de 2013

UM DIA PELA VIDA - CAMINHADA


No âmbito do plano de atividades da Secção fotografia da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro, viemos convidar-vos a juntarem-se a nós, no dia 5 de maio, para uma caminhada em comunhão com a natureza: “UM DIA PELA VIDA", à Descoberta do Paul da Goucha”.

Vamos descobrir e redescobrir as maravilhas do Paul da Goucha, local de grande importância ornitológica, com uma grande diversidade de aves e considerado o maior bosque paludoso da Península Ibérica; encontramos neste espaço árvores com mais de 11 mil anos.

Uma vez estar a decorrer, em Santarém, ‘Um dia pela Vida’, iniciativa da Liga Portuguesa contra o Cancro, no âmbito do programa internacional Relay for life (American Cancer Society), vamos associar-lhe a nossa iniciativa, integrando-a na caminhada pela vida, no sentido de: informar; formar consciências face à doença e também angariar alguns fundos para a liga em causa.

Neste momento já contamos com alguns parceiros, nomeadamente a Câmara Municipal de Alpiarça e o grupo “P’lo Oeste”. Como curiosidade pode dizer-se que este grupo gosta de “ir à aventura”, rompendo montes e vales, através de caminhadas, desfrutando o património cultural e paisagístico.

Em busca de aventura e com o intuito de admirar a beleza do nosso Paul da Goucha comprometemo-nos a proporcionar bons momentos.
Poderão contar com almoço, confeccionado por uma equipa de amigos, recreando a forma como as nossas gentes cozinhavam, enquanto trabalhavam arduamente nos afazeres do campo: “couves com carnes”, cozidas nas panelas de barro!

De forma a podermos tratar da logística relativa ao almoço, solicitamos que os interessados se inscrevam, ou através da ficha online disponibilizada neste BLOG ou nos locais habituais de inscrição nas caminhadas organizadas pela Câmara Municipal de Alpiarça. 

sábado, 2 de março de 2013

IV PASSEIO FOTOGRÁFICO



IV PASSEIO FOTOGRÁFICO
"VAMOS DESCOBRIR A MOURARIA REABILITADA, UM BAIRRO INTERCULTURAL"
Lisboa, 13 de abril de 2013
Secção de Fotografia da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro
Casa Independente
Associação Renovar a Mouraria



É já dia 13 de Abril que a Secção de Fotografia da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1ª de Dezembro, irá realizar o IV passeio fotográfico pelos bairros lisboetas, Mouraria e Intendente. 
Este passeio conta com a parceria da Casa Independente e a Associação Renovar a Mouraria. Pretende estimular novas abordagens sobre estes bairros Lisboetas e contrariando a ideia de que Lisboa é velha e amarelecida.
Com a ajuda da Associação Renovar a Mouraria vamos olhar estes bairros típicos da nossa Lisboa e descobrir as ruas, ruelas travessas, largos e becos onde, em cada virar da esquina, se conta uma história, para além da sua grande diversidade cultural.
O IV Passeio fotográfico da SF, pretende que se olhe durante a manhã estes dois bairros, terminando a manhã no largo do Intendente onde, a Casa independente espera por nós e tem para nos servir uma deliciosa e suculenta Sopa da Pedra, resultado de um workshop de culinária efetuado pelas nossas gentes de Alpiarça.
No final do Passeio Fotográfico, os participantes serão convidados a enviarem três fotografias para o mail da SF/SFA, subordinado ao tema do passeio "VAMOS DESCOBRIR A MOURARIA REABILITADA, UM BAIRRO INTERCULTURAL", para se promover uma exposição de fotografia nos dois Bairros visitados.
A participação no passeio não obriga à participação na exposição.




Data: 13 de abril de 2013-03-01
Ponto de Encontro: Largo do Intendente, Lisboa
Hora de concentração: 09h00
Início do Passeio: 09h30
Fim do Passeio: 13h00
Percurso: O percurso tem o seu início no Largo do Intendente e termina no mesmo ponto.
Almoço: O almoço será servido na Casa Independente, sito no Largo do Intendente, nº 45, 1º, Lisboa
Inscrições: 60 participantes, é o número máximo de inscrições para o IV Passeio Fotográfico.
Preço: 10,00 € com almoço e 5,00 € sem almoço (parte do valor indicado é para custear o almoço e o restante para apoio das associações envolvidas para a prossecução das suas atividades).
Pagamento: O pagamento deve efetuar-se por transferência bancária para o NIB da Secção Fotográfica 003507260009684256127.
A inscrição só se considera efetivada após a receção do comprovativo da transferência bancária no e-mail: sfa.fotografia@gmail.com, sendo a inscrição numerada por ordem de pagamento.
Data limite de inscrição: 10 de abril de 2013
Anulação de Inscrição: A anulação de inscrição efetuada poderá ser comunicada até ao dia 10 de abril de 2013, para além dessa data a organização não devolverá o valor pago, uma vez que nessa data procederá à logística necessária para todos os participantes inscritos.
Inscrição: Os interessados deverão fazer a inscrição através da ficha online no blog da SF/SFA, www.sfafotografia.blogspot.com
Envio das Fotografias: sfa.fotografia@gmail.com
Número de Fotografias a enviar: 3 em formato digital
Tamanho dos Ficheiros: 50X70, 300 dpi
Data limite de envio: 30 de abril de 2013


Parceiros:
Secção de Fotografia da Sociedade Filarmónica Alpiarcense – 1º de Dezembro
Associação Renovar a Mouraria
Casa Independente

Apoios Institucionais
BIP ZIP – Bairros de Intervenção Prioritária e Zonas de Intervenção Prioritária

Programa Local de Habitação de Lisboa

Câmara Municipal de Alpiarça
www.cm-alpiarca.pt